quarta-feira, 7 de março de 2012

Laudo diz que homem abordado por PM chegou morto a Santa casa de Sobral - CE

Laudo diz que jovem que teve abordagem policial chegou morto ao hospital, ao contrário do que diz major da PM. (Foto: Reprodução)

O laudo médico da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sobral, interior do Ceará, diz que o usuário de drogas abordado pela Polícia Militar na segunda-feira (5) chegou morto ao hospital.
De acordo com o laudo, a vítima apresentava hematomas na coxa e marcas de queimadura. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, segundo documento da Santa Casa de Sobral. O IML deve identificar a causa da morte.
Na segunda-feira, dia do óbito, o supervisor do Ronda do Quarteirão em Sobral, major Valberto Melo, havia afirmado ao G1 que o homem foi levado ao hospital com vida. Valberto Melo também afirmou que a abordagem à vítima foi “normal” e sem violência excessiva.
Nesta terça-feira, o major revelou que encaminhou o caso para a Corregedoria para avaliar se houve abordagem violenta. "Se houve algum tipo de excesso, ele vai responder por isso. O estado só permite agir dentro da lei", diz o major.
Também na segunda-feira moradores de Sobral realizaram uma manifestação em protesto pelo suposta abordagem violenta da Polícia Militar. O protesto acabou em tiroteio. Um policial militar foi flagrado atirando em direção à população.
Nesta terça-feira (6), o major Valberto Melo, afirmou que a ação de policiais militares está sendo analisada. “O risco foi iminente. O policial não procedeu de forma correta de acordo com doutrina do curso Controle de Distúrbios Civis”, diz.
Segundo testemunhas, o tumulto na Avenida José Ermínio de Moraes, uma das mais movimentadas da cidade, começou com a troca de tiros entre gangues rivais durante uma manifestação contra a morte do usuário de droga no sábado (3) após a abordagem de policiais militares. O major Valberto Melo informou que a ação da polícia durante o tumulto foi para cessar o “caos”. “A única tropa preparada para controle de distúrbios é o Batalhão de Choque. Nós do Ronda não trabalhamos nessa área. Nosso trabalho é comunitário”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo