segunda-feira, 25 de março de 2013

Após relação turbulenta, agora Cristina Kirchner busca ligar papa ao peronismo



Na última semana, dois cartazes tomaram conta das ruas de Buenos Aires. Um deles traz uma foto de close das mãos de Cristina Kirchner e do papa Francisco, no encontro que tiveram em Roma. Um passa para o outro uma caneca de mate, a bebida típica argentina. "Compartilhamos esperanças", diz.
O outro, mais direto, é uma foto do pontífice com as inscrições: "argentino e peronista".
A tentativa que o governo kirchnerista está fazendo de associar o papa a suas bandeiras vai além de uma estratégia política de curto prazo. "Peronizar o papa é um movimento natural de atração de duas forças que compartilham um mesmo mito, o da grande pátria popular rendida a um líder poderoso", diz à Folha o sociólogo italiano Loris Zanatta, autor de "Perón e o Mito da Nação Católica".
O próprio Francisco atuou numa organização peronista de direita em sua juventude, a chamada Guarda de Hierro, inspirada numa associação romena do mesmo nome.
Os diversos tipos de peronismo e a igreja têm um forte vínculo, iniciado nos anos 40. Durante seu primeiro governo, Juan Domingo Perón (1895-1974) apoiou-se no trabalho realizado por religiosos nas periferias. Seu discurso de governar para os pobres, pregando a caridade, conquistou religiosos e fiéis.
Os problemas começaram quando Perón e sua mulher, Evita, tentaram tomar o lugar central de Deus na adoração popular. "Surgiram os manuais escolares que pregavam que Perón era o grande pai e Evita, a grande mãe do povo. As crianças passaram a ser educadas para adorá-los", diz o historiador Ricardo De Titto, autor de "História das Eleições na Argentina".
A igreja passou a irritar-se com a atuação de Perón e com o fato de sua mulher ser chamada de "Santa Evita", por suas ações de caridade com relação aos mais pobres.
Perón, por sua vez, começou a construir pontes com líderes de outras religiões e a defender alterações nas leis civis, propondo o divórcio, e educativas, tirando poder das instituições religiosas.
O conflito se acirrou e, entre 1954 e 1955, tomou contornos violentos. Padres passaram a criticar o governo abertamente nas missas, Perón expulsou religiosos do país, enquanto associações peronistas deram início à queima e destruição de igrejas.
O embate, porém, retrocede nos anos 70, durante a ditadura militar, quando tanto o peronismo como o catolicismo voltaram a ter de trabalhar juntos na reconquista popular.
Nessa época, o setor mais institucional e conservador da igreja manteve-se próximo ao poder, em alguns casos colaborando com a repressão, enquanto nas periferias proliferavam os jovens padres revolucionários (chamados terceiro-mundistas), ligados ao peronismo de esquerda.
Nesse momento, surgiu ainda o braço mais radical da luta contra a repressão do Estado, o grupo guerrilheiro peronista Montoneros, de origem católica. "Os Montoneros obedeciam a uma liturgia e a uma hierarquia muito parecidas às da igreja. Consideravam-se soldados com uma missão reformadora do homem. Tanto que os militares, no fundo, queriam convertê-los. Houve tentativas de fazê-los mudarem de lado, o que não acontecia com os guerrilheiros comunistas, considerados sem esperança de 'redenção'", explica De Titto.
Os historiadores identificam os anos da volta à democracia, durante a gestão de Raúl Alfonsín (1983-1986), como o único período em que peronismo e religião não estiveram em primeiro plano na política argentina.
"O grande responsável pela recuperação de espaço dos católicos no poder foi o peronista de direita Menem, que voltou a colocar a igreja num primeiro plano. Do ponto de vista da relação entre poder e religião, foi como se voltássemos a Perón. Menem quis recuperar esse papel de pai da pátria, associado às religiões, e estendeu pontes também a outras. Queria ser um pai da pátria através da fé", diz De Titto.
Já o kirchnerismo, até a eleição do papa Francisco, afastou-se desse modelo. Mais relacionado a um peronismo de esquerda e laico, promoveu um afastamento da igreja, representada já pelo então cardeal Bergoglio.
Bergoglio incomodava os Kirchner com suas críticas ao modo como conduziam a economia. Ao seu modo de ver, sem diminuir os níveis de desigualdade do país. A igreja, ainda, opunha-se às leis de direitos civis, como o matrimônio gay e o aborto por estupro, aprovadas com estímulo expresso do Executivo.
A ida de Cristina ao Vaticano, suas palavras doces a Francisco e os cartazes espalhados por Buenos Aires sinalizam que a presidente deseja compor com o papa. "Se o peronismo é o povo, o povo é católico e o papa é argentino, Cristina terá de abraçá-lo se quiser sobreviver politicamente. Ela não tem outra alternativa", conclui Zanatta.

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES / folha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo