sábado, 16 de março de 2013

Após vistoria, deputados estaduais elogiam Hospital Regional de Sobral


Uma comissão de deputados estaduais visitou ontem o Hospital Regional Norte, em Sobral, para verificar as condições da obra. A maioria dos presentes demonstrou satisfação. Diante da importância da unidade, que deverá receber demandas de mais de 55 municípios, o que representa mais de 1 milhão e 600 mil pessoas,
poucas críticas foram feitas.

De acordo com o deputado estadual Antônio Carlos (PT), “é óbvio” que o hospital é importante para a região, “ninguém em sã consciência vai fazer crítica infundada a um hospital daquele porte” e “ninguém nega que o Governo do Estado está cumprindo o dever de descentralização” da saúde. No entanto, ele critica que até o dia 20 de maio a unidade não estará funcionando em sua integralidade. Ele reforçou que serão quatro meses até o hospital ter os setores de urgência e emergência em funcionamento.

O deputado Roberto Mesquita (PV), por sua vez, afirmou que o equipamento coloca a saúde da região Norte em outro patamar. “O hospital é de encher os olhos. Muito bem feito, bem estruturado, bem equipado. Vai atender 19 especialidades. Não podemos ser cegos, fazer política em cima de uma área tão sensível à população”. O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PSB), destacou a impressão dos demais deputados. “É o maior hospital do interior do Norte e Nordeste, com equipamentos de ponta”.

O líder do Governo na Assembleia, deputado José Sarto, reforçou que a obra é inaugurada quando é entregue à entidade responsável pela gestão e é natural levar um tempo até o pleno funcionamento. Ele comparou o calendário de funcionamento em Sobral com o Hospital Regional do Cariri, “inaugurado quando o deputado Antônio Carlos era líder do Governo”.

Segundo Sarto, no Cariri, a unidade tem metade do tamanho e levou seis meses desde a inauguração até o pleno funcionamento. “Agora com experiência acumulada da entidade que vai gerir o hospital, esse tempo foi encurtado”. As unidades são geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar.

Também participaram da visita os deputados Bethrose (PRP), Dra. Silvana (PMDB), Nenen Coelho (PSD), Manoel Duca (PRB), Leonardo Pinheiro (PSD), Ferreira Aragão (PDT), Tomaz Holanda (PMN), Rogério Aguiar (PSD) e Mailson Cruz (PRB). Prefeitos da região, assim como o titular da Secretaria da Saúde do Estado, Arruda Bastos, também compareceram.

O quê



ENTENDA A NOTÍCIA

O Hospital Regional Norte também receberá nova inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos próximos dias 20 e 22. Desta vez, a equipe técnica analisará toda a unidade e não somente a fachada.

Cronograma de funcionamento do Hospital Regional Norte

Até hoje já foram realizados:

Treinamento e preparação dos profissionais; Início de agendamento para cirurgias de média complexidade; Início de agendamento de exames de encoscorai, ultrassonografia e mamografia.

Calendário de funcionamento dos demais setores:

18/3: Início do funcionamento do ambulatório de cirurgia geral;

18/3: Início do funcionamento do Centro Cirúrgico;

30/4: Início das internações em UTI Pediátrica, UTI Neonatal e UTI Adulto;

30/4: Início do funcionamento do Centro Obstétrico;

20/5: Início dos atendimentos de urgência e emergência Gineco-Obstétrico, Pediátrico, Clínico (adulto) e Cirúrgico Geral.

Estrutura

São 57. 813,70 metros quadrados de área construída, 70 leitos de Terapia Intensiva (UTI) do total de 382 leitos e 1.641 profissionais de saúde.

O hospital fica em Sobral, na Avenida John Sanford, 1500, bairro Junco
Logo Portal O POVO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo