sábado, 9 de março de 2013

Bombeiros instalam chaminé na Capela Sistina, no Vaticano

Funcionários do Corpo de Bombeiros trabalham na instalação de uma chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, neste sábado (9) (Foto: Max Rossi/Reuters)

Bombeiros do Vaticano instalaram, neste sábado (9) uma chaminé no teto da Capela Sistina, onde o novo Papa será escolhido durante um conclave que começa na próxima terça-feira (12).
A preparação da Capela Sistina para o conclave teve seu início na última terça-feira (5), quando ela foi fechada para visitação ao publico – a capela é um dos pontos de destaque dos Museus do Vaticano. Funcionários da Santa Sé iniciaram o trabalho de elevação do piso, fazendo com que toda a capela tivesse apenas um nível, o que facilita o trabalho dos cardeais.

Também foram levados dois fornos, onde as cédulas com os votos dos cardeais serão queimadas apos cada votação, e de onde será emitida a fumaça que vai avisar o mundo se o novo Papa foi ou não escolhido. Caso um dos votados tenha conseguido mais de dois terços dos votos, a fumaça será branca, e a Igreja Católica terá um novo Papa. Caso a decisão ainda não tenha saído, a fumaça será preta. A fumaça sairá da chaminé instalada neste sábado no telhado da capela.

Segundo o Vaticano, também serão instalados na Capela Sistina dispositivos que impedem o acesso a sinais sem fio, como de celular e internet, para garantir o segredo do conclave, impedir o acesso dos cardeais a informações externas e impedir que sejam instaladas escutas ou outros dispositivos que poderiam causar o vazamento de alguma informação.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo