quarta-feira, 27 de março de 2013

Cid promete reduzir homicídios até 2014


“Os homicídios têm crescido nos últimos anos. O primeiro passo é assumir publicamente o problema”, reconhece o governador Cid Gomes. A declaração, feita ontem durante a formatura de 624 inspetores da Polícia Civil, vai ao encontro da quantidade crescente de assassinatos no Estado. Os dados mais recentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam 353 homicídios em janeiro deste
ano, um aumento de 8,6% em comparação com janeiro de 2012, que registrou 325 casos.

Em 2012, foram 3.571 assassinatos no Ceará, 33,89% a mais do que em 2011 (2.667). O governador coloca a redução das estatísticas de homicídios como um compromisso de governo até o fim da gestão, em 2014. “Esse é um tema complexo, mas não pode ser colocado como desculpa para que a gente não faça a nossa tarefa”, garantiu.

De acordo com Cid, os investimentos feitos em oito anos de governo foram suficientes para melhorar alguns indicadores, como o número de sequestros e de apreensão de armas de fogo. Em outros aspectos, especialmente assassinatos, ainda há muito a fazer, segundo ele. “Existem áreas em que a gente tem conseguido bons resultados, mas o número de homicídios ainda é um indicativo que tem de ser encarado de frente”.

A redução do número de homicídios está, segundo o governador, diretamente ligada ao combate do tráfico de drogas. “Estou convencido de que a elevação do número de homicídios tem uma grande relação com as drogas”. Esta é, ele diz, a “senha” para a diminuição dos assassinatos. Os novos inspetores formados ontem atuarão fortemente nessa área, segundo ele. Impedir o fornecimento da droga para o Estado também é necessário, ressalta. “Estou cobrando da Polícia Federal que impeça que o crack chegue aqui”.
 
Combate ao tráfico

Outra ação de combate ao tráfico é, de acordo com o titular da SSPDS, Francisco Bezerra, a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, que está sendo construída no Bairro de Fátima. O percentual de execução chegou a 70% no início do mês. A unidade deve ficar pronta ainda neste semestre. Com estrutura semelhante à da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a nova divisão deverá contar com um diretor-geral, um diretor-adjunto, além de quatro novas delegacias.

Há ainda, segundo o secretário, outros fatores a serem levados em conta para a diminuição dos índices de homicídio. “A violência, nesse momento, não é um problema só da Polícia, é de toda a sociedade. Há muito por fazer”, afirma. Ele frisa, entretanto, que não está “transferindo as responsabilidades” do combate aos homicídios, mas que “a violência como um todo ultrapassa os limites da Polícia”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Número de assassinatos cresceu 33% no Ceará no ano passado, apesar das ações do Governo. Estatísticas que resistem a baixar preocupam e governador ressalta o combate ao tráfico de drogas como saída para a diminuição dos homicídios.

Saiba mais

Além dos 624 inspetores formados ontem, outros 126 ainda serão nomeados para atingir a cota do concurso.

Segundo o secretário Francisco Bezerra, no dia 5 de abril serão formados 1.150 PMs. Logo após, será iniciada a formação de quatro meses de mais uma turma de 1.000 policiais militares.
 
Quando for inaugurada, em maio, no Bairro de Fátima, a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas deverá substituir a Delegacia de Narcóticos (Denarc).

Números

8,6%
foi o aumento do número de homicídios de janeiro de 2012 (325) para janeiro de 2013 (353), segundo levantamento feito pelo O POVO a partir de dados da SSPDS

33,89%
foi o crescimento dos assassinatos de 2011 (2.667) para 2012 (3.571) em todo o Estado, segundo levantamento feito pelo O POVO a partir de dados da SSPDS

Logo Portal O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo