sexta-feira, 29 de março de 2013

Defesa Civil do CE alerta sobre como agir em casos de tremores de terra


Moradores da Região Norte foram surpreendidos nesta quarta-feira (27) por dois tremores de terra. Os tremores aconteceram nos distrito de Jordão, cerca de 15 km do centro de Sobral, a 233 km de Fortaleza. Segundo a Defesa Civil, ninguém ficou ferido, mas órgão alerta sobre procedimentos quando a terra voltar a tremer. Tremor foi  de 2,6 graus de magnitude na
escala Ritcher, que vai de zero a 10.
De acordo com o técnico da defesa civil, Marcos Costa, em casos de novos tremores, o técnico recomenda calma e pede para a população entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. “O que nós recomendamos é não entrar em pânico. Pedimos para entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 190 ou 193, pois estamos interligados ao Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal”, afirmou.
Segundo a Defesa Civil, o tremor ocorreu exatamente às 12h41. “Não aconteceu nenhum dano sério. Tivemos um contato com moradores da localidade de Jordão, no Sítio Bom Jardim, informando que das 12h41 houve um tremor e em seguida entramos em contato com Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aonde nos passaram a gravidade do tremor", disse.
Histórico de tremores

Desde 2008, a atividade sísmica da região é monitorada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus, na escla Ritcher. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo