quinta-feira, 14 de março de 2013

Governo do Ceará garante recurso para tratamento de Ana Cecília

Ana Cecília (Foto: Juliana Nobre/Arquivo pessoal)

Após campanha na internet que pedia o financiamento do tratamento da menina Ana Letícia, de 4 anos, que sofre de leucemia, a Secretaria de Saúde do Ceará anunciou nesta quarta-feira (13) que vai pagar o transplante de medula óssea, no valor de R$ 500 mil. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, a verba está garantida e será liberada "assim que os
médicos responsáveis pela cirurgia derem ok".
"Recebemos a notícia com muita alegria, é muito alívio. É um problema enorme a menos para resolver e podemos ficar focados nela, que precisa de muita atenção", diz o pai, Ítalo Malveira.
Na terça-feira (12), o governo havia recorrido da decisão judicial que determinava o pagamento do tratamento. O justiça manteve no mesmo dia a liminar que determinava o pagamento.
Segundo o pai de Cecília, Ítalo Malveira, ela teve uma recaída nesta semana, e não está apta a fazer cirurgia. "Ela vai receber novos medicamentos e vai fazer um novo ciclo de quimioterapia. Depois disso ela vai fazer um teste para saber se está apta a passar pela cirurgia", detalha.
O desembargador que determinou o financiamento da cirurgia pelo estado considerou que a menina, portadora de leucemia linfoblástica aguda, sem o tratamento indicado, poderá ter seu quadro clínico agravado, o que implica risco de morte. Segundo o processo, o transplante só estará disponível em 30 de março deste ano. O procedimento deverá ser realizado na cidade de São Paulo, no Hospital Albert Einstein.
A mãe de Ana Cecília, Juliana Nobre, havia realizado uma campanha nas redes sociais pedindo a mobilização da população para cobrar do governo do estado o custeio do tratamento.
Ítalo conta ainda que sabia que o estado iria recorrer da decisão na semana passada. "Não temos nada contra o procurador do estado, sabemos que estava fazendo o trabalho dele. Mas também estávamos contando com a Justiça para manter a liminar que garantia o pagamento", diz.
Do G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo