quinta-feira, 14 de março de 2013

Perícia identifica digitais em dedos de silicone usados por médicos

Dedos de silicone seriam usados por médicos e enfermeiro para fraudar ponto eletrônico. (Foto: Gladys Peixoto/G1)

A Polícia Civil de Ferraz de Vasconcelosindentificou as próteses de silicone usadas para burlar o sistema de presença no relógio de ponto do Samu. De acordo com o delegado Wagner Lombisani, as seis digitais impressas nos dedos de silicone são de médicos. A
identidade dos suspeitos não foi revelada pela polícia.
A identificação foi feita após o trabalho dos peritos que estiveram na sede do Samu de Ferraz, na manhã desta quarta-feira. De acordo com o delegado que apura o caso, este é o primeiro passo das investigações. "Digamos que este é o ponta pé inicial. Estamos relacionando o material com as pessoas a serem investigadas", explica Wagner Lombisani.
O delegado ainda não tem a data de quando os suspeitos serão interrogados. Ele ainda pede ajuda de funcionários e ex-funcionários do Samu para esclarecer o caso. "Alguém que trabalhou ou ainda trabalha no local pode vir à polícia e contar o que sabe. Isso não é fofoca é uma maneira de auxiliar as investigações", detalha a autoridade policial.
CEI
Ainda nesta quarta-feira, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi protocolada na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. A comissão foi apresentada à mesa diretiva na segunda-feira (11). "Nós vamos mergulhar em documentos a partir de agora. Vamos atrás de provas periciais e testemunhas, bem como ouvir todos os funcionários do Samu. A CEI vai auxuliar os outros órgãos que estão investigando o Samu. O objetivo é limpar o Samu de Ferraz", explica o presidente da CEI, o vereador Roberto de Souza (PMDB).

Exoneração
Além da investigações da Polícia Civil, do Ministério Público e da Camâra de Ferraz, os suspeitos ainda estão sendo julgados por uma Comissão Processante montada na prefeitura. A apuração funciona do mesmo modo de um inquérito: as partes serão ouvidas e só depois a prefeitura decide se os envolvidos serão exonerados do cargo. Antes da decisão ser tomada, os suspeitos têm o prazo de 15 dias para apresentar suas defesas.

Novo coordenador
Enquanto isso, a prefeitura já escolheu um novo médico para comandar o Samu de Ferraz. Ronaldo Patu vai substituir Jorge Cury, que foi afastado da função pela prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, Patu foi indicado pelos colegas de trabalho. Ele é concursado da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos desde 2009.
Flagrante
No domingo, por volta das 7h, a médica Thauane Nunes Ferreira, de 29 anos, foi flagrada por funcionários da Guarda Municipal marcando o ponto eletrônico para colegas.Imagens foram gravadas no momento em que ela fraudava o sistema. Com ela, foram apreendidos seis dedos de silicone e comprovantes impressos pelo equipamento que controla o horário dos funcionários. A médica chegou a ser detida, mas foi solta porque a Justiça concedeu um habeas corpus.

De acordo com o advogado Celestino Gomes Antunes, a cliente fazia a marcação de ponto de colegas "em função do emprego, era uma condição de contratação."
Thauane vai responder por falsificação de documento público, segundo a polícia. De acordo com o boletim de ocorrência, ela "confessou que fazia os registros em nome de médicos a mando do diretor Jorge Cury", segundo o boletim de ocorrência.
O coordenador do Samu, Jorge Cury, disse que não tinha conhecimento das irregularidades e que foi surpreendido pela notícia. “Isso é um absurdo! Sou funcionário da prefeitura há 25 anos. Eu nunca soube disso. Passo no Samu todo domingo e nunca faltava funcionário. Hoje que não fui aconteceu isso.”
De acordo com o secretário municipal, os médicos repassavam tudo o que ganhavam nos plantões não trabalhados para o coordenador Jorge Cury. A vantagem dos profissionais seria a flexibilização da agenda para poder trabalhar em outros locais. “Cada médico que participava do esquema pagava R$ 1,2 mil por turno de 24 horas aos fins de semana para o Jorge Cury”. Alves ainda afirmou que o pagamento era feito por transferência bancária.
Na manhã desta segunda (11) ambulâncias deixavam o Samu de Ferraz. (Foto: Carolina Paes/G1)
Samu de Ferraz está funcionando normalmente
(Foto: Carolina Paes/G1)
Recusa
Um médico que preferiu não se identificar disse que realmente havia uma pressão para que os funcionários agissem contra a lei e, por isso, pediu demissão há dois anos. “Tinha que ser do jeito deles, se você quisesse trabalhar lá. Se não aceitasse as regras, você era colocado para fora. Ele (Cury) sempre arrumava um jeito de expulsar aquela pessoa do serviço”, denunciou.

Investigação
O Ministério da Saúde informou quecomeçou uma auditoria no Samu de Ferraz de Vasconcelos. O trabalho começou com a análise de documentos, mas técnicos devem visitar a unidade.

A Polícia Civil abriu dois inquéritos para apurar as fraudes: um específico para tratar do flagrante envolvendo a médica e outro para verificar como o esquema funcionava. O Ministério Público também investiga o caso.
A Câmara de Ferraz de Vasconcelos abriu uma Comissão Especial de Inquérito para investigar as fraudes na sessão de segunda-feira.
O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que deve abrir uma sindicância para apurar as denúncias.
Funcionários fantasmas
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, disse nesta segunda-feira que estima que existam cerca de 300 funcionários fantasmas no funcionalismo público municipal. “Temos um exército de fantasmas”, afirmou o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário de Segurança, Carlos César Alves, a suspeita é de que os empregados fantasmas sejam das secretarias de Saúde, Educação e Segurança. “Nós vamos fazer diligências surpresas para saber se os funcionários que marcaram ponto estão trabalhando,” afirmou Alves.
O prefeito ainda disse que lamentava a postura dos profissionais. “Esse caso é uma grande decepção. Nossos equipamentos são modernos, mas mesmo assim conseguiram fazer a fraude. Vamos colocar câmeras para vigiar os relógios de ponto para não deixar que isso se repita", afirmou Filló.
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo