segunda-feira, 11 de março de 2013

PT reafirma manutenção de aliança com Cid Gomes


O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu manter a aliança a nível estadual com o PSB do governador Cid Gomes. Segundo a presidente estadual do PT e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), apesar de contrariar a vontade da Democracia Socialista (DS) -corrente interna do PT liderada por ela que defende a ruptura da aliança com o PSB a nível estadual -, a decisão refletiu a vontade
democrática da cúpula do partido. Segundo ela, a manutenção da aliança com o PSB - , aprovada em reunião na manhã do último sábado, tem por objetivo fortalecer o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014.

O resultado do encontro do diretório petista confirma a posição tomada pela executiva do partido ainda fevereiro, quando Luizianne estava licenciada e de férias do cargo de presidente estadual da legenda . Naquela ocasião, apenas dois membros da executiva estadual, o deputado Antônio Carlos e a militante Ticiana Studart, votaram contra a aliança do PT com o PSB a nível de Ceará.

“Essa decisão é consonante com a política nacional das alianças do PT. Agora é hora de fortalecermos o partido”, disse Luizianne. Questionada sobre uma retomada de diálogo do PT com o PSB a nível municipal, Luizianne disse que “agora não é hora de falar neles”, se referindo aos irmãos Cid e Ciro Gomes e ao prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PSB). “Agora é o momento de olharmos para dentro do nosso partido, fortalecermos a gestão das 28 prefeituras do PT no Ceará e batalhar a reeleição da presidenta Dilma”.

A relação entre Cid e Luizianne começaram a estremecer depois que o PSB, com aval do governador, decidiu lançar candidatura próprioa à Prefeitura de Fortaleza. Na disputa, Cid Gomes se saiu melhor, com a vitória de seu candidato sobre o nome apoiado pela ex-prefeita, o ex-secretário de Educação Elmano de Freitas.

Cargo nacional

Luizianne disse ainda que semana que vem está reunida com o ex-presidente Lula e o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Os três se encontrarão no Instituto Lula, em São Paulo, para debater a possibilidade de a ex-prefeita ocupar um cargo no PT nacional. “Também existe a possibilidade de que eu ocupe um cargo no governo federal, mas não há nada fechado ainda”, destacou a petista.


Luizianne afirmou que poderá ser coordenadora dos prefeitos eleitos pelo PT no Brasil. “Mas isso vou conversar com o presidente Lula. O que tenho certeza até agora é que continuo na presidência do PT estadual obedecendo a um pedido que ele me fez e volto a dar aulas no curso de Comunicação Social da UFC”.

A ex-prefeita deverá, até amanhã, acertar com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) quais disciplinas lecionará na Universidade. A quantidade já está praticamente definida: deverão ser três. Antes de deixar a UFC para se dedicar ao mandato de deputada estadual e posteriormente de prefeita da cidade, a petista era professora de Fotografia e Audiovisual.

O quê



ENTENDA A NOTÍCIA

Apesar da ruptura da aliança de sete anos entre PT e PSB em Fortaleza, o partido decidiu manter a aliança a nível estadual obedecendo às diretrizes nacionais do PT e vislumbrando as eleições presidenciais de 2014.


SERVIÇO

Comando do Partido dos Trabalhadores no Ceará - PT-CE

Onde: Avenida da Universidade, 2189 – Benfica 

Telefone: (85) 3454-1313



Saiba mais

O candidato derrotado do PT à prefeitura de Fortaleza no ano passado, Elmano de Freitas, esteve na reunião da Executiva Estadual do partido e disse ainda aguardar uma definição de um possível cargo nacional no PT. Segundo Elmano, sua única exigência é exercer um cargo nacional que não o impeça de continuar morando em Fortaleza. Ele disse que estuda duas possibilidades.

Estiveram presentes na reunião do diretório petista os deputados federais Artur Bruno, Eudes Xavier e José Guimarães, os deputados estaduais Antônio Carlos e Rachel Marques , os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena e o senador José Pimentel.

Logo Portal O POVO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo