quarta-feira, 6 de março de 2013

TCE autoriza inspeção com urgência no Hospital Regional Norte em Sobral

fotos do relatório do tce sobre queda da marquise (Foto: TCE/Divulgação)

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou nesta terça-feira (5), por unanimidade, uma nova inspeção em regime de urgência no Hospital Regional Norte, emSobral. O voto foi apresentado pelo relator do processo que investiga a queda da marquise do equipamento no
dia 17 de fevereiro, conselheiro Rholden Queiroz.
A data da visita será definida nesta quarta-feira (6), de acordo com o TCE. Segundo o conselheiro, durante a inspeção será verificada a compatibilidade dos reparos das marquises e realizada uma vistoria em todas as instalações físicas no que se refere à adequação construtiva e termo de recebimento do Hospital na conclusão das obras.
O relatório da primeira inspeção, solicitada pelo presidente do TCE, Valdomiro Távora, elaborado por técnicos do Tribunal apontou como causa da queda da marquise a execução defeituosa de fixação dos chumbadores metálicos.  Segundo o documento, a “fixação dos chumbadores metálicos no mesmo sentido da marquise”, gerou “desgaste dos furos no concreto provocado pelos movimentos próprios das estruturas em balanço”.
chumbadores da marquise (Foto: TCE/Divulgação)Chumbadores da marquise (Foto: TCE/Divulgação)
No dia 26 de fevereiro, o TCE definiu o relator do processo, por meio de um sorteio eletrônico.  Na mesma ocasião, a Corte de Contas aprovou a divulgação do relatório técnico à sociedade devido à relevância do tema.
O hospital custou R$ 227 milhões e foi inaugurado em 18 de janeiro com show de R$ 650 mil da cantora Ivete Sangalo, mas ainda não começou a atender ao público. Quase um mês depois, no dia 17 de fevereiro, a marquise do prédio caiu em um dia de chuva e ventos fortes na cidade, ferindo dois funcionários das construtoras. A unidade foi construída para atender toda a região norte do Ceará.
Marquise desabou no início da tarde deste domingo (17), e, segundo os bombeiros, chovia no momento do desabamento. (Foto: Armando Costa/Arquivo Pessoal)
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo