sexta-feira, 1 de março de 2013

Vice afirma que Hugo Chávez segue 'lutando pela vida' na Venezuela

Governo da Venezuela divulga primeiras fotos de Hugo Chávez (Foto: Reprodução Globo News)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, hospitalizado em Caracas com câncer, segue "lutando por sua vida", disse nesta quinta-feira (28) o vice-presidente do país, Nicolás Maduro.
"Nosso comandante está doente porque deu toda sua vida aos que não tem nada", afirmou durante a entrega de casas populares. "Chávez está lutando por sua saúde e sua vida, e nós
o acompanhamos".
"Vocês sabem porque ele descuidou de sua saúde? Porque se entregou de corpo e alma, completo, e esqueceu suas obrigações para com ele mesmo. Se doou ao povo, à pátria, para lhes dar o que não tinham: trabalho, vida, habitação, saúde, alimentação, educação. Esta é a verdade verdadeira", disse Maduro ao canal VTV.
Chávez, operado pela quarta vez em 11 de dezembro passado de um câncer, regressou de Cuba há dez dias e está internado no Hospital Militar de Caracas.
Segundo o último boletim médico divulgado pelo governo, Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, sofre de insuficiência respiratória derivada da cirurgia e sua evolução "não tem sido favorável", mas o governo garante que segue no comando do país, mantendo reuniões com seus colaboradores no hospital.
"Nós que desempenhamos funções de governo e podemos ter acesso direto ao local de sua recuperação lhe transmitimos sempre estes gestos de amor para que se alimente", disse Maduro.
Mais tarde, em reunião com chanceleres da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), Maduro explicou que graças ao apoio dos líderes e médicos cubanos, Chávez "está superando cada uma das etapas da operação e do pós-operatório".
"Agora estamos nesta etapa complexa e dura, levando adiante o tratamento do nosso comandante".
Há dois dias, Maduro garantiu que Chávez está em condições de dar ordens e "conta com uma equipe de governo absolutamente subordinada a seu comando". "Ele pode dar ordens porque é um chefe legítimo de uma revolução, porque tem um povo leal que nunca lhe faltou, porque tem equipes de homens e mulheres que são subordinados absolutamente ao seu comando, a sua liderança".
Nas últimas dez semanas, os venezuelanos viram Chávez apenas em quatro fotos - junto com suas filhas mais velhas - tiradas no hospital de Havana.
Reeleito no dia 7 de outubro passado, Chávez não se apresentou para a posse no Legislativo em 10 de janeiro, como determinava a Constituição, mas o Supremo Tribunal de Justiça admitiu empossá-lo posteriormente, no próprio organismo.
Maduro admitiu na terça-feira (26) que Chávez enfrenta um processo "complexo" e respira através de uma traqueotomia que lhe dificulta a fala, e criticou a oposição por tratar de aproveitar este momento difícil que atravessa o governo para tentar desestabilizar o país.
Da France Presse


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo